Como Aumentar a Produtividade no Trabalho Remoto?

Um bom gestor deve estar sempre bem atualizado de todos os assuntos relativos ao bom funcionamento da empresa.

Neste artigo, preparamos dicas valiosas sobre como aumentar a produtividade utilizando o trabalho remoto.

Umas das novas tendências é a utilização do home office, que possibilita aos colaboradores trabalharem de onde quiserem.

Necessitando apenas de uma boa conexão de rede para ter acesso a documentos e softwares que estão no servidor da empresa.

Há tempos atrás o trabalho remoto era feito apenas por algumas empresas, principalmente por grandes nomes.  Mas a pandemia de covid acabou forçando esse tipo de trabalho.

Trabalho remoto com filhos

Isso possibilitou o seu crescimento no mundo corporativo. E cada vez mais surgem pesquisas que afirmam que há um aumento natural da produtividade.

Como a empresa pode auxiliar no aumento da produtividade?

Existem alguns aspectos a serem considerados pelas empresas que podem auxiliar no aumento da produtividade e das finanças.

Autonomia e liberdade aos colaboradores

Para que o trabalho remoto funcione de maneira eficiente é necessário que as empresas concedam certa flexibilidade e autonomia aos seus funcionários, ao invés de monitorar e gerenciar o tempo todo o trabalho. 

Essa autonomia, certamente, pode motivar o colaborador e aumentar a sua produtividade.

Investir em tecnologia e gestão

De fato, sem um bom investimento em ferramentas de gestão será impossível realizar um trabalho eficiente.

Por isso, a empresa precisa ampliar suas ferramentas utilizando a tecnologia ao seu favor, pois só assim será possível gerenciar, acompanhar e tomar decisões sobre projetos. 

Além disso, essas ferramentas são importantes para a interação entre membros da equipe e entre a equipe e a gerência.

Promover reuniões presenciais

É muito importante manter a interação presencial entre os colaboradores, apesar de as ferramentas e reuniões remotas serem utilizadas.

Isso porque, elas não são capazes de substituir a interação presencial, pois ela não permite a troca de informação olho no olho.

Analisar a função do colaborador

Há muitas funções independentes, onde o colaborador executa, em sua maioria, com nenhuma ou pouca coordenação.

Neste caso, a mudança para o trabalho remoto trará ótimos resultados com aumento da produtividade.

Manter uma comunicação eficiente

Muitas vezes essa ausência física pode causar barreiras na comunicação, pois essa comunicação remota não é tão natural e espontânea como aquela realizada de forma presencial.

Por isso, seja claro, especifique todas as etapas do processo e compartilhe com a sua equipe o maior número de informações.

Além disso, o gestor deve incentivar que o mesmo ocorra da parte deles.

Como os funcionários podem aumentar a sua produtividade?

Conhecer os melhores horários

Cada um de nós temos consciência de qual momento do dia o seu corpo e mente respondem melhor.

Por isso, utilizar esta informação em favor do trabalho remoto certamente fará a produção aumentar.

Isso significa que, se há uma tarefa que exige mais foco e atenção, o ideal é que ela seja feita no momento do dia em que os níveis de energia estão mais altos.

Já para os horários de energia mais baixa, podem ser feitas as tarefas mais simples e mecânicas do dia a dia.

Criar uma rotina

Algumas pessoas acreditam que por não estarem trabalhando no escritório, não necessitam de rotina. Porém, uma rotina diária aumenta a produtividade e evita que haja procrastinação.

O colaborador pode, por exemplo, aproveitar que não será necessário se deslocar até o local de trabalho e praticar algum esporte nesse tempo.

Os exercícios físicos, além de promoverem uma vida mais saudável, são essenciais para aliviar o estresse e descansar a mente.

Além disso, estabeleça horários para o almoço e para lanches.

Estabeleça uma rotina de tudo que se era feito no período da manhã, assim como à tarde e à noite.

planejamento semanal home office

Faça um planejamento de tarefas

Mantenha todas as suas atividades organizadas, faça uma lista de tarefas. Essa lista pode ser feita na boa e velha agenda ou utilizando ferramentas digitais.

Atualmente, há muitos programas que realizam essa atividade e na maioria das vezes a própria empresa fornece esse tipo de ferramenta.

Essa organização será muito importante para manter a rotina, assim não haverá riscos de perder prazos importantes e assim acompanhar o progresso de todas as atividades.

Utilize boas ferramentas de comunicação

Como já foi dito, o trabalho remoto pode atrapalhar a perfeita comunicação entre os membros da equipe e entre a equipe e a sua chefia.

Por isso, é importante utilizar ferramentas de comunicação, seja por via chat ou até mesmo por videoconferências, no caso de temas mais complexos

Se for necessário, reserve semanalmente na agenda de atividades diárias o momento de comunicação entre os membros da equipe, para que assim possam estar todos alinhados e atualizados sobre todas as atividades do setor.

Tenha um espaço adequado de trabalho

Um dos grandes obstáculos enfrentados por aqueles que praticam um Home Office é a adaptação de um escritório em casa.

Para aqueles que não estão acostumados ao trabalho remoto, isso se torna ainda mais difícil, principalmente se houver a presença de outros familiares ou crianças.

Por isso, o ideal é que haja um espaço separado para que o indivíduo possa se concentrar e realizar as suas tarefas da melhor forma possível.

Cada pessoa deve tentar trazer o conforto ideal para si. Algumas pessoas gostam de trabalhar ouvindo música ambiente, outras já gostam de trabalhar em silêncio.

O trabalhador deve identificar o que mais lhe convém.

Uma coisa é certa, para que o trabalho remoto seja realmente mais produtivo é necessário que tanto empresa, quanto os trabalhadores estejam empenhados no sucesso desta atividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *