Como aprender a tocar violão? – 5 dicas essenciais!

Como aprender a tocar violão? Qual é o passo a passo que devemos seguir para conseguir aprender esse instrumento que tantas pessoas admiram? Apesar de parecer difícil, não é tanto assim.

Neste conteúdo, queremos mostrar a você uma série de técnicas e dicas que se forem seguidas a risca, podem ajudar você nesse processo de aprendizado.

Portanto, leia conosco e descubra como aprender a tocar violão. Vamos lá!

Tipos de violão

Violão clássico

O violão clássico é um instrumento desenvolvido para tocar as peças clássicas.

Embora também seja frequentemente usado em outros gêneros, como flamenco ou jazz, é raramente usado nos gêneros mais comuns, nomeadamente pop, rock e semelhantes.

Seu braço é largo e há uma distância maior entre as cordas de náilon do que em outros tipos de violão.

Violão comum

O violão comum, também chamado “violão folk”, tem pescoço mais estreito, cordas mais “próximas” e metálicas.

Seu som o fará se lembrar de muitas músicas que você ouve no rádio por isso é uma excelente opção para começar a praticar os acordes que aprenderá nas primeiras lições e começar a acompanhá-lo nas notas das canções mais conhecidas.

Como aprender a tocar violão passo a passo

1. Escolha o violão

Cada tipo de violão tem seus prós e contras para um iniciante: alguns professores recomendam começar com o clássico, pois o braço maior permite pressionar as cordas certas sem tocar nas outras, além disso, as cordas são mais macias.

Outros professores acham a acústica mais adequada, porque o braço mais estreito é mais prático de outras maneiras, mas as cordas são mais rígidas e “afiadas”.

Tipos de violão
Tipos de violão – Imagens do Pexels

Todos concordam em um fato: se você já sabe que quer tocar acústico ou clássico, pode imediatamente se concentrar no tipo escolhido.

Nosso conselho? Se quiser entrar em contato com um professor, peça conselhos a ele, se quiser aprender como autodidata, escolha o tipo de violão que deseja tocar.

2. Posição correta

Agora estamos prontos para pegar o violão. A postura correta não é importante apenas para tocar corretamente, mas também para evitar dores e lesões nas costas e nas articulações.

Comecemos pela postura utilizada no estudo do violão clássico.

Sente-se e coloque um banquinho sob o pé esquerdo e apoie o violão na perna esquerda, paralelo ao tronco.

Se você o posicionou corretamente, também pode tirar as mãos o violão irá se equilibrar sozinho.

A primeira porca deve ser trazida para aproximadamente a altura dos olhos/pescoço. Segure o violão com o braço direito, apoiando-o na faixa lateral superior.

O cotovelo deve ser mantido livre e a mão deve ser capaz de “pender” na frente da rosácea.

Já com o violão folk, há uma posição mais instintiva, com o corpo apoiado na perna direita e o braço na mesma linha, movido “para fora” em relação ao violonista.

São linhas gerais e a postura também pode exigir ajustes de acordo com o estilo escolhido: na acústica, por exemplo, o ângulo do pescoço pode variar de acordo com a altura de quem está tocando e a técnica utilizada. 

3. Escolha um professor

Como aprender a tocar violão também envolve saber escolher um professor de alta qualidade. Ser seguido é sempre melhor, mas tome cuidado para escolher a pessoa certa.

Encontrar o professor certo é um pouco como escolher um cabeleireiro – é uma coisa muito pessoal e alguns professores podem ser ótimos para certos alunos, mas não necessariamente para todos.

Se o seu objetivo é aprender a jogar como hobby, diga ao seu professor: ele tentará organizar as aulas de forma adequada.

Como aprender a tocar violão
Professor de violão – Imagens do Pexels

O gênero que você quer tocar também é importante. Provavelmente, qualquer professor irá perguntar na primeira aula por que você quer tocar e quais são seus gêneros favoritos.

Existem também cursos de como aprender a tocar violão para amadores, organizados por associações musicais e a preços acessíveis.

Seja qual for a sua escolha, lembre-se de que o importante é encontrar o professor certo, que saiba tornar o aprendizado agradável e que ofereça um ensino adequado às suas necessidades e expectativas.

4. Exercícios

A prática é realmente essencial para aprender a tocar um instrumento. Entre uma aula e outra, dedique tempo aos exercícios, a fim de melhorar sua destreza e chegar à próxima aula bem testado e pronto para aprender algo novo.

Não é necessário praticar horas e horas: bastam 15/20 minutos por dia, aliás, uma prática concentrada em muitas horas em um único dia não é recomendada.

Experimente um app para aprender a tocar violão, esse pode ajudar inclusive a criar seus cronogramas de aprendizado.

5. Não desanime

Você está aprendendo a tocar um instrumento do zero, o que não é fácil. É normal ter algumas dificuldades no início: não desista, mas aguente. Tempo e perseverança sempre recompensam.

Não tente fazer coisas que são muito difíceis, mas dê um passo de cada vez e gradualmente e se lembre de que cada acorde aprendido ou cada pequena melhora deve ser vista como uma grande conquista.

Quando vir ou ouvir músicos de primeira linha, não se esqueça de que eles também começaram como você: do zero.

Eles se tornaram monstros de habilidade certamente porque são talentosos, mas também e acima de tudo graças à perseverança e ao empenho.

Gostou das nossas dicas sobre como aprender a tocar violão? Até a próxima!

Deixe um comentário