Que a prática de atividades físicas traz inúmeros benefícios para nossa saúde física e mental, disso todos nós já sabemos. 

Porém, o que muitos não sabem é que tais benefícios também têm fortes impactos em nossa vida profissional podendo fazer um grande diferencial na conquista daquela vaga de trabalho. 

Hoje não há dúvidas que fazer exercícios regularmente transforma as pessoas em profissionais cada vez melhores. 

Já pensou acordar mais disposto, sentir menos dores e poder ter um forte desempenho naquela importante entrevista?

Bom, essas são apenas algumas das vantagens dos profissionais que inserem atividades físicas no dia a dia.

No artigo de hoje vamos te contar os principais motivos dessa relação entre a prática de atividade física e uma boa.

Principais benefícios

Ao falarmos sobre os principais benefícios da prática de atividades físicas, em primeiro lugar não poderíamos deixar de citar o benefício mais conhecido e cobiçado pelas pessoas: a perda de peso. 

Hoje já há um consenso que pessoas obesas têm mais chances de sofrerem de doenças cardiovasculares e diabetes. 

A obesidade aliada ao sedentarismo também deixa o corpo menos ativo e disposto. Por isso, a perda de peso é um fator muito importante para melhorar a qualidade de vida dos profissionais.

Além disso, as atividades físicas também são uma ótima solução para pessoas que já têm problemas cardiovasculares, pois os exercícios aumentam a circulação sanguínea e, dessa forma, melhoram as condições de todo o sistema cardiovascular.

atividade física
atividade física

Bom, até agora nós apenas citamos vantagens para o bem-estar físico, no entanto, os exercícios também fazem bem à saúde mental. 

A grande verdade é que muitas pessoas, principalmente aquelas que estão inseridas no mercado de trabalho, sofrem de depressão, ansiedade e insônia. 

Neste caso, quando nós nos exercitamos, o nosso corpo produz hormônios que proporcionam uma sensação de prazer e satisfação, por isso, as atividades físicas ajudam a combater patologias psicológicas, o que tem forte impacto em nossa vida profissional como um todo. 

Ao abandonar a vida sedentária, o indivíduo fica mais disposto e goza de mais saúde. 

Prática de atividades físicas: principais impactos na vida profissional

Melhora a autoestima

O primeiro grande benefício que tem forte impacto na conquista de um novo emprego é, sem dúvidas, a melhora na autoestima

E isso acontece porque ao praticar exercícios físicos o fluxo de sangue no cérebro melhora, os níveis de substâncias que aumentam a sensação de bem-estar cresce, a capacidade de lidar com problemas como, por exemplo, a insônia, fica maior. 

Neste caso, recuperar a autoestima fica mais fácil. E além de melhorar o humor, os exercícios diminuem o estresse, a ansiedade e ajudam a combater a insegurança e a depressão, os principais vilões da autoestima.

Com esse sentimento, o profissional ficará muito mais atraente para o mercado de trabalho e, consequentemente, terá mais chances de conquistar um novo emprego. 

Mais concentração

Sim, a atividade física tem um papel fundamental para melhorar a concentração e estimular a memória, porque necessita dessa habilidade, da consciência corporal, coordenação e do esforço físico, o que faz o cérebro começar a trabalhar de maneira mais intensa.

Além disso, estudos comprovam que a liberação de endorfina durante a prática esportiva favorece as conexões entre os neurônios.

São eles que vão facilitar o raciocínio, lógica e concentração – características que fazem total diferença para um candidato de trabalho. 

Menos pressão e estresse

Seja qual for a atividade física, hoje sabemos que ela pode impulsionar suas endorfinas, te distrair das preocupações diárias e aliviar o estresse. 

A grande verdade é que a atividade física ajuda a aumentar a produção dos neurotransmissores do bem-estar do cérebro, as famosas endorfinas.

E todos nós sabemos que tipo de habilidade faz total diferença para um profissional. 

Como adicionar uma rotina de exercícios no seu dia?

Bom, agora que você já sabe os principais benefícios dos exercícios para o trabalho, chegou a hora de começar a se movimentar.

Neste caso, a primeira coisa que você deverá fazer é organizar os seus horários. Primeiro, o recomendado é que você tente treinar em diferentes períodos do dia para você entender em qual horário a prática de exercícios vai render mais. 

Lembre-se que o importante é que você não se sinta obrigado a ir treinar. Porém, você deve ajustar a sua rotina para que a prática se torne tão natural quanto acordar cedo para ir trabalhar.

atividade fisíca ideal
atividade fisíca ideal

Afinal, quais são as atividades mais indicadas?

Bom, aqui é importante ressaltarmos que não há um tipo de exercício que seja melhor que os demais. 

Isso porque cada atividade tem as suas vantagens específicas e, por isso, as pessoas podem se identificar com tipos de exercícios diferentes.

Quem sofre de problemas cardiovasculares, por exemplo, pode preferir fazer caminhadas ou andar de bicicleta. 

Agora quem sente muitas dores nas costas costuma optar por praticar atividades focadas no alongamento, como o pilates.

A grande verdade é que existem muitas opções boas de atividades físicas que podem ser praticadas por pessoas de todas as idades, como natação, musculação, dança, entre outros. 

Neste caso, o importante é que você escolha a opção que mais se encaixe com o seu perfil, assim você não vai perder o interesse com facilidade.

Além disso, independente do intuito pelo qual você começou a se exercitar, lembre-se de ir com calma. 

Infelizmente, algumas pessoas iniciam uma vida fitness em um ritmo que não estão acostumadas, só para ter os benefícios o mais rápido possível. 

Podemos dizer que é nessa pressa que muita gente acaba desistindo, porque esperou um resultado naquela semana e não teve.

Lembre-se que qualquer prática de exercícios e seus benefícios secundários, acontecem aos poucos. 

Isso porque seu corpo também precisa se ajustar a uma nova rotina e, por isso, ir com calma é tão importante.

E aí? O que achou do artigo? Gostou das dicas e informações? 

Como foi possível perceber durante a leitura do artigo, além dos benefícios para nossa saúde física e mental, a prática de atividades físicas também traz fortes impactos em nossa vida profissional podendo fazer um grande diferencial na conquista daquela vaga de trabalho

Hoje não há dúvidas que fazer exercícios regularmente transforma as pessoas em profissionais cada vez melhores. 

Claro, para finalizar é importante ressaltarmos que uma correta prática de exercícios físicos regulares começa no consultório médico. 

Neste caso, antes de chegar à academia, quadras de esporte, pistas de corrida, etc, é muito importante que se faça uma avaliação clínica geral para, aí sim, começar uma atividade física. 

Lembre-se que somente um profissional poderá orientar e resguardar a saúde do atleta, indicando, por exemplo, seus limites físicos. 

Aproveite, curta e compartilhe a sua opinião conosco! 

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.