Carta de Recomendação Profissional Pronta Para Imprimir

Carta de recomendação o que é? A carta de recomendação profissional nada mais é que um descritivo de qualificação para uma indicação.

Como o próprio nome já diz, é um documento que recomenda algo realizado por alguém. seja empresa, pessoa física.

Importante destacar que a carta de indicação pode ser de um serviço prestado ou até mesmo um produto.

Ela funciona como um atestado de suas qualidades no trabalho ou acadêmicas ou mesmo, como um relato de como você é no dia a dia da empresa.

Indicação de um produto, que muitos chamam de relatório, mas que na verdade é uma recomendação.

Para que serve?

A carta de recomendação serve como atestado, que é onde seu ex-patrão declara detalhadamente o período em que você trabalhou na empresa, função que exercia, carga horária, entre outras informações pertinentes a sua atividade.

Não é toda empresa que pede ou emite um documento desse tipo, mas caso seja exigido, basta que você converse com seu ex-chefe para elaborar o documento, e você entregue-a nova empresa.

carta de recomendação profissional
Modelo de carta de recomendação profissional

Como fazer uma carta de recomendação?

Algumas empresas ao demitirem um funcionário já emitem uma carta de recomendação de trabalho pelos seus serviços.

Outras, só emitem quando o antigo funcionário solicita para apresentar em um novo emprego junto com o currículo profissional.

É importante saber para quem pedir a sua carta de recomendação profissional, importante destacar que ela é um documento de direito seu, portanto, o empregador não pode se negar a emitir e assinar a sua.

A melhor forma é pedir um ex-gerente, coordenador ou chefe do setor para preenche-la com o desenvolvimento do seu trabalho anterior.

Tenha atenção e atente para que todas as informações inseridas na sua carta de recomendação profissional estejam corretamente preenchidas.

Como por exemplo se você é fluente em algum idioma popular como inglês, espanhol, russo, francês ou chinês.

Se houve alguma atividade desenvolvida por você que não foi informada corretamente, confira também os dados, é muito importante esta etapa.

Não adianta manipular sua carta de recomendação, porque, os novos empregadores vão buscar informações e isso vai contar negativamente para você caso tenha mentido ou omitido informações importantes.

As principais informações que não podem faltar na sua carta são:

  • serviços prestados à empresa,
  • seleções internas (caso tenha feito alguma),
  • prêmios e destaques enquanto trabalhou na instituição, entre outros detalhes.

Não pode faltar também a assinatura de quem escreveu, cargo em que ocupa na empresa e os contatos de e-mail, telefone e WhatsApp por exemplo.

Tipos de Cartas de Recomendação que existem

Você sabia que existem vários tipos e modelos de cartas de recomendação e que cada uma delas tem uma finalidade?

Reunimos abaixo quais são os tipos de cartas de recomendação, referencia, indicação entre outros.

E os mais populares do momento além do mais indicado para você. Abaixo você encontrará modelos atualizados e prontos para editar e imprimir gratuitamente.

tipos de cartas de recomendação
Tipos de cartas populares

Carta Acadêmica do Aluno

A carta de recomendação Acadêmica, deve ser elaborada por alguém que tenha condições suficientes para descrever sua trajetória como estudante universitário.

Na maioria dos casos é escrita por professores, orientador, diretor da escola/faculdade, supervisor de estágio.

Importante destacar que a versão Acadêmica também pode ser chamada de carta de recomendação do aluno ambas têm o mesmo conteúdo, porém nomenclaturas diferentes.

Carta de recomendação cuidador de idosos

O acompanhante ou cuidador de idosos é o profissional que tem experiência em cuidar da alimentação, remédios, higiene e recreação com idosos e pessoas com mais idade.

Profissionais dessa área, sentem muita dificuldade na hora de participar de entrevistas de emprego por não apresentarem de maneira material boas referências.

É justamente por isso que existe a carta de recomendação de cuidador de idosos, assim como os demais ela é anexada ao currículo e destaca as principais características de um cuidador de idos.

Carta de recomendação de empresa

A carta de apresentação de empresa é indispensável quando o assunto é ajudar você a conquistar clientes e parceiros para seu negócio.

Importante destacar que a carta de apresentação empresarial deve ser usada apenas quando solicitada pelo contratante ou constar no edital de convocação em um processo licitatório por exemplo.

Carta de recomendação de Igreja

É o documento que baliza e encaminha um membro de determinada congregação a outra.

Muito usado por igrejas evangélicas a carta de recomendação de igreja é usada também por membros da igreja católica na cessão de servidores membros do corpo administrativo.

carta de recomendação
Indicação Pessoal

Carta de recomendação de serviços prestados

Esta segue a mesma linha das demais, porém é um pouco mais objetiva. Similar a de cuidador de idosos a carta de recomendação de serviços prestados, foca em destacar detalhadamente serviços realizados.

Muito recomendada para profissionais informais, que não trabalham de carteira assinada.

Carta de recomendação Domestica

A Carta de Recomendação de Empregada Doméstica ou carta de referência é de extrema importância quando o assunto é contratar uma diarista ou doméstica.

Com o auto índice de problemas causados por pessoas que maculam a imagem da categoria, cada vez mais se é recomendado contratar apenas domesticas com boas referências profissionais.

Por essa razão, a carta de referencia domestica é a mais recomendada para quem deseja contratar ou ser contratado.

profissional que fala inglês

Em inglês

“Recommendation letter in english” isso mesmo, é a carta de referencia em inglês. Muito usada por profissionais que dominam o idioma inglês, ela deve ser redigida em inglês como o nome já pede.

Por essa razão disponibilizaremos abaixo na pagina de download o modelo pronto base para você preencher e imprimir.

Funcionário

È quando a empresa prepara um resumo descritivo sobre a trajetória do funcionário na empresa.

Normalmente os departamentos de RH adquirem pacotes de formulários prontos que contenham a carta de recomendação de funcionário exemplar.

Mas aqui no Modelos de Currículos você encontra um modelo pronto de carta de referencia para funcionário.

Informal

Por ser nomeada de carta de recomendação informal, ela não dispensa as formalidades necessárias para descrever um serviço, profissional ou produto.

A formalidade necessária é a não agressão a ortografia, cuidados com as concordâncias , conjugação correta do verbo.

Pessoal

Confundida com o currículo pessoal, a carta de recomendação pessoal é quando o chefe do setor relata na primeira pessoa a visão dele(a), sobre o funcionário.

Este modelo é muito indicado para pessoas que desejam elaborar uma carta de recomendação para profissionais sem vínculo empregatício que prestara algum tipo de serviço ela também entrega junto com currículo

Profissional

A carta de recomendação profissional talvez seja o modelo mais completo e adequado de modo geral a todos os profissionais.

Ela é indicada justamente por destacar a capacitação, execuções, relatos de experiencias, desempenho entre outros detalhes que ficam a critério do preenchedor.

Carta de referência para emprego simples
Carta de referência para emprego simples

Simples

Já o modelo simples pode ser de uma pagina A4, que pode ser usada tanto em word quanto em PDF.

Esse modelo é menos detalhado pois faz um breve resumo e deve ser anexada junto com o curriculum vitae do candidato.

Modelo de Carta de Recomendação pronto

Seja você babá, diarista, segurança, auxiliar de serviços gerais, gerente ou nutricionista se chegou até a nossa página, é porque está precisando de uma ótima carta de indicação, não é verdade?

Então aproveite para visitar a área de download do site e encontrar e baixar os exemplos e modelos de cartas de recomendação atualizados 2021.

Escolha o modelo, em seguida é só preencher com seus dados, os dados da empresa ou empregador e imprimir.

Comente!

Qual a sua maior dificuldade na hora de elaborar uma carta de referência? Qual tipo de carta de recomendação você está buscando e não encontrou aqui?

Deixe um comentário