Está em busca de um novo emprego em 2021 e quer saber como elaborar sua carta de apresentação para emprego, destacar suas competências e qualificações? Continue lendo e aprenda a preencher a sua com o modelo pronto atualizado.

A carta de apresentação para empresas era, antes da criação do currículo, a única documentação oferecida por um funcionário para um patrão como atestado de suas experiências anteriores.

Carta de Apresentação novo modelos 2021 para baixar
Carta de Apresentação novo modelos 2021 para baixar

Era redigida de forma direta e mostrava os tipos de habilidades que o candidato tinha.

Hoje em dia, especialmente para vagas onde a escrita é importante, a carta de apresentação profissional está voltando, de formas diferentes, embora algumas empresas mais tradicionais ainda peçam a carta de apresentação de forma tradicional.

Vamos falar dos vários tipos de cartas de apresentação e que tipo de empresa costuma pedir cada uma delas.

Carta de Apresentação Tradicional

A carta de apresentação para emprego pronta tradicional é um documento com tom sério e formal, onde o vocabulário tem de ser o mais correto possível de preferência usando inclusive os pronomes mais formais como tu e vós do que a inflexão você.

São muito usados também os prefixos de respeito como Sr. (senhor), Dr. (doutor) entre outros.

É importante usar uma construção simples, mas eficiente de texto, sem floreios ou qualquer tipo de construção de possa ser interpretada de qualquer outra maneira fora a que você decidiu usar.

Humildade nos auto-elogios para não soar prepotente ou convencido. Caso você venha endereçar a carta a alguém específico, saiba qual pronome de tratamento usar para não ficar formal demais e nem ofender com excesso de informalidade.

O melhor caminho para esta carta de apresentação é oferecer uma amostra de quais são suas habilidades, quais cargos você já exerceu que podem te credenciar para a vaga pretendida e qual o seu objetivo profissional ao alcançar a vaga a qual você está se candidatando.

carta de apresentação com ou sem experiência
Veja como fazer uma carta de apresentação com ou sem experiência

Carta de Apresentação Profissional para emprego

Esta é uma carta de apresentação feita por um empregador anterior descreve o trabalhador sob a ótica da função desempenhada.

Pode também ser desenvolvida de forma similar quando algum funcionário venha a lhe indicar determinada vaga.

No caso da indicação, é necessário agir com duplo cuidado, desde a carta de apresentação até depois da contratação, pois você estará lidando com a reputação de quem te indicou juntamente com a sua, ou seja, você pode prejudicar quem lhe indicou com uma atitude errada.

Para esta carta, use recomendações similares da anterior, sempre citando quem é o responsável pela indicação da vaga e explicando os motivos pelos quais você acredita que a pessoa lembrou-se de você e o indicou para a vaga, baseando-se mais em fatos e em argumentos comprováveis do que em suposições e sentimentos.

Lembre-se que tudo que for escrito nesta carta de apresentação pode ser usado a seu favor (e contra você) em uma futura entrevista de emprego o que falar por exemplo.

Carta de Apresentação Para Empresas de Comunicação

Muitas agências de comunicação e outras empresas do setor, em busca de pessoas criativas e bem articuladas, propõem verdadeiros desafios de redação como parte do processo seletivo.

Se este for seu caso, não seja tímido, use todos os argumentos possíveis para se destacar de seus concorrentes, embora algumas piadas e o uso de palavras de baixo calão possam ser encarados como uma aposta perigosa, se bem colocadas, podem ser sua porta de entrada para uma equipe de criativos.

Acima de tudo, neste caso, tente demonstrar sua criatividade e sua capacidade de convencimento, que são habilidades necessárias neste mercado.

O que não fazer em uma carta de apresentação

Existem diversas formas de errar e acertar quando se faz algo, especialmente algo da importância de uma carta de apresentação.

  • Aqui no site você encontra alguns exemplos de currículos prontos para preencher e imprimir

Muitas vezes, a ausência de erros é muito mais importante do que seguir uma estratégia comprovada. Sendo assim, preferimos alertá-lo sobre o que evitar do que dizer o que fazer:

Erros: erros de ortografia, gramática, pontuação, o que for, são inadmissíveis. Se você não tem certeza de que certa construção, palavra ou escrita está correta, não a use.

Pretensão salarial: a não ser que seja pedido ou que você realmente não esteja disposto a trabalhar por menos que sua pretensão salarial, não informe pretensão salarial na carta de apresentação, pois a vaga pode ter outras vantagens inerentes como bolsas de estudo, melhores benefícios ou outro tipo de agente motivador que pode ser interessante, mesmo com um salário menor.

Mentir nas informações oferecidas: Você tem muito mais liberdade em uma carta de apresentação do que em um curriculum vitae, por exemplo, então não é necessário mentir.

Caso tenha desenvolvido algum projeto digno de nota como parte de um grupo ou tenha tido apenas uma pequena participação, é melhor dizer a verdade do que dizer que você liderou determinado projeto e ser pego em uma mentira.

Pense na possibilidade do network do seu contratador ser similar ao seu, devido a mesma área e a chance dele conhecer seus antigos colegas ou empregadores é muito grande.

Evitando estes, que são os erros mais comuns em cartas de apresentação e seguindo as dicas que demos acima, sua carta de apresentação com certeza será um grande sucesso!

Não perca nossos posts, sempre com muitas informações sobre o mercado de trabalho.

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.