O auxílio emergencial foi uma das ações mais importantes do Governo Federal na tentativa de socorrer a população mais vulnerável durante a pandemia.

O benefício foi instituído em abril de 2020 e, desde então, muitas parcelas foram pagas, o que está ajudando muitas famílias a passarem por este tempo de crise.

Mas várias coisas mudaram desde então algumas pessoas têm se perguntando como cancelar o Auxílio Emergencial?

Pois, há trabalhadores, que perderam seus empregos no início da pandemia e recorreram ao auxílio, mas conseguiram se recolocar no mercado novamente e não precisam mais dessa ajuda.

Você vai descobrir agora as últimas novidades quando o assunto é cancelar o Auxílio Emergencial.

Porque tantas pessoas estão pesquisando sobre como cancelar o Auxílio Emergencial?

O Auxílio Emergencial foi lançado em caráter de urgência, por isso houveram algumas falhas na condução dos processos de seleção dos beneficiários, e muitas pessoas ficaram na dúvida se teriam ou não direito ao benefício.

Então, depois que o Auxílio começou a ser pago e as coisas ficaram um pouco mais claras, as pessoas começaram a se questionar sobre Como Cancelar o Auxílio Emergencial pelos seguintes motivos:

  • Descobriram que não se encaixavam nas regras;
  • Forneceram informações equivocadas para receber o Auxílio, mas depois se arrependeram;
  • Conseguiram emprego.

Quais os riscos de receber o Auxílio Emergencial indevidamente?

Um dos principais problemas de se receber o benefício de forma indevida, é que você pode estar tirando o dinheiro de alguém que realmente precisa e impedindo que o Auxílio Emergencial seja usado para o seu devido fim.

Outro ponto importante é que se for descoberto que a pessoa usou de desonestidade para receber o benefício, ela terá que devolvê-lo com multa.

E agora que todo o sistema está mais organizado, o governo federal começou a identificar muitas pessoas que receberam o auxílio de forma indevida. Elas serão notificadas e cobradas.

Voltei a trabalhar: Como cancelar o Auxílio Emergencial?

Se você voltou a ter uma renda que o impede de receber o auxílio e deseja agir de forma honesta, há duas formas para proceder:

  • Se você ainda não movimentou o dinheiro no Caixa Tem, pode simplesmente deixá-lo lá, e ele voltará para o Governo Federal dentro de 90 dias;
  • Mas se você já sacou o Auxílio Emergencial, precisará acessar o site do Ministério da Economia e gerar uma Guia de Recolhimento da União com o valor devido.

Infelizmente, ainda não existe realmente uma forma de se cancelar o Auxílio uma vez que ele foi aprovado.

Resta ao cidadão agir das duas maneiras citadas acima e esperar que o governo crie um mecanismo para cancelar o Auxílio indevido.

Outras situações em que o Auxílio Emergencial é cancelado?

Como já foi dito, se você voltou a trabalhar não poderá cancelar o Auxílio Emergencial, mas nada impede que o próprio governo identifique a irregularidade e faça o cancelamento automático.

Ao longo de mais de um ano de pagamento do benefício, houve muitos casos em que pessoas tiveram o Auxílio cancelado, pois o próprio governo percebeu que elas estavam fora das regras.

como cancelar o recebimento do auxílio emergencial
como cancelar o recebimento do auxílio emergencial

Porém, é impossível que todas as irregularidades sejam identificadas, então pode acontecer de você voltar a trabalhar e continuar a receber normalmente.

Mas sabendo da situação, cabe ao cidadão não utilizar os recursos sobre os quais não tem direito legal.

Conclusão

O Auxílio Emergencial recebeu mais cadastros do que o governo podia controlar, o que resultou em muitos pagamentos indevidos, e ainda hoje o cidadão não consegue cancelar o Auxílio Emergencial.

Nos resta aguardar que o Governo Federal tome providências para atender aqueles que não precisam do benefício e desejam cancelá-lo.

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.