Calendário do PIS 2021 Atualizado

O calendário do PIS 2021 já foi divulgado e você ficará sabendo quando poderá sacar o seu abono salarial, valor que pode chegar até um salário mínimo.

Muitos trabalhadores aguardam anualmente pelo pagamento do PIS, um direito trabalhista oferecido pelo Governo Federal desde 1970 e que é muito importante para milhões de famílias.

Porém não são todos trabalhadores que têm direito a este pagamento, é preciso prestar atenção nas regras para saber se você está ou não dentro do público que poderá sacar este valor.

O Programa de Integração Social (PIS) oferece um abono salarial anual para trabalhadores de empresas privadas com registro em carteira que ganhem até dois salários mínimos.

Existem fatores determinantes que podem impedir que você tenha direito a este benefício e nós vamos te mostrar quais são eles.

Muitas pessoas possuem dúvidas sobre este programa e como fazer para receber o abono, vamos responder todas essas questões e você ainda poderá saber qual é a data que você receberá o PIS 2021.

Tenho direito ao PIS 2021?

Se você quer saber se tem direito ao PIS 2021, preste muita atenção pois as regras para o recebimento do abono são rigorosas e você deve estar apto em quatro circunstâncias:

  • Ter pelo menos cinco anos de cadastro no PIS (feito pela primeira empresa que registrou a sua Carteira de Trabalho);
  • Receber até dois salários mínimos mensais durante o ano-base;
  • Ter trabalhado com registro em carteira por pelo menos 30 dias no ano-base;
  • Estar com os dados atualizados no cadastro da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
Quem tem direito ao PIS 2021?

Quem tem direito ao PIS 2021?

Se você não estiver dentro desse perfil, não terá direito ao abono salarial.

Fique sabendo que, para ter acesso ao calendário do PIS 2021, você tem que ter como ano-base o ano de 2020.

Sendo assim, você precisa ter tido pelo menos cinco anos de cadastro do PIS completados até o ano de 2020.

Além disso, seu salário registrado em carteira tem que ser de até dois salários mínimos naquele ano e você tem que ter trabalhado pelo menos 30 dias com registro em carteira, ainda que não tenham sido dias seguidos.

Como sei que vou receber o PIS?

A Caixa Econômica Federal, responsável pelo pagamento do abono salarial, oferece em seu site um canal para a consulta do pagamento do PIS.

Através desse canal, o trabalhador consegue saber se ele terá direito de sacar o valor e acompanhar quando estará disponível para o saque.

Essa é uma forma bem prática e rápida para você consultar o seu PIS, basta usar o seu CPF ou NIS, cadastrar a senha e então fazer a consulta.

É importante dizer que, muitas vezes, ir até a agência da Caixa para saber se você tem direito não é uma alternativa.

Com tantos canais digitais disponíveis, se dirigir até uma agência, pegar fila e enfrentar o atendimento difícil do banco é perder muito tempo.

Outra forma de tirar suas dúvidas é entrar em contato pelo telefone com a Caixa Econômica através do 0800 726 0101.

Se você tem dificuldade em usar o site ou aplicativo do banco, talvez a ligação faça mais sentido e você consegue questionar sobre seu benefício.

Calendário do PIS 2021

Calendário do PIS 2021

Calendário do PIS 2021

Vale lembrar que o valor a ser pago durante o Calendário do PIS 2021 é referente ao ano-base 2020, como já explicamos.

Os pagamentos começam em julho de um ano e vão até o mês de junho do ano seguinte.

A data de pagamento é dividida de acordo com o mês de nascimento.

Confira:

Nascido em    ​Recebem a partir de

​Julho               ​16/07/2020

​Agosto ​            18/08/2020

​Setembro        ​15/09/2020

​Outubro          ​14/10/2020

​Novembro      ​17/11/2020

​Dezembro       ​15/12/2019

​Janeiro            19/0​1/2021

​Fevereiro        19/0​1/2021

​Março             11/02/2021

​​​Abril                11/02/2021

​Maio                17/03/2021

​​Junho              17/03/2021

Prazo para sacar o PIS 2021

Para quem não sabe, o O calendário do PIS é definido por Resolução do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT).

A ideia de ter uma data de pagamento impede o aumento de filas nos bancos, além de permitir uma melhor gestão na entrega dos valores.

Se o trabalhador que não tem conta na Caixa não sacar o benefício no mês correspondente, ele perde o valor que pode chegar em até um salário mínimo.

Caso ele não faça o saque dentro desse período, o  valor é  devolvido ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), sem que o trabalhador possa recorrer.

Por isso é importante que você faça o saque segundo calendário do PIS 2021/2022, a melhor forma de você não perder este benefício tão importante.

Lembrando que trabalhadores com registros anteriores a 1988 recebem o rendimento do PIS, que também é pago dentro do prazo, mas que pode ser sacado até o dia 30 de junho do ano corrente, sem a perda do benefício.

Como faço o saque do PIS?

Para clientes de contas corrente ou poupança da Caixa Econômica Federal o valor do PIS é depositado diretamente na sua conta.

Nesses casos você não precisa sacá-lo dentro do prazo estipulado pelo calendário.

Mas se você não tem conta da Caixa, você pode fazer o saque do PIS usando o seu Cartão Cidadão em uma agência da Caixa ou Casa Lotérica dentro do prazo do calendário.

Caso você não tenha conta na Caixa e nem Cartão Cidadão, você precisa ir até uma agência da Caixa com um documento de identidade para efetuar o saque.

Se você não tem um Cartão Cidadão, solicite agora mesmo para poder receber seu PIS através dele, um serviço muito bom e eficiente que a Caixa oferece.

O pedido do Cartão Cidadão pode ser feito em qualquer agência da Caixa ou através do telefone 0800 726 0207.

Fique atento: Não é possível pedir o Cartão Cidadão pela internet e nem por aplicativo. Não caia em fraude.

Com este cartão fica muito mais fácil fazer o saque dentro do calendário do PIS 2021 sem correr o risco de perder o seu benefício.

Faça um comentário