Com o intuito de ajudar as famílias em situação de maior vulnerabilidade, o governo federal criou o Auxílio Brasil que em breve substituirá o bolsa família.

Mas o novo auxílio tem o objetivo de ser muito mais do que uma mera continuação do programa anterior.

A expectativa do governo é ampliar o número de beneficiários do Bolsa Família e aumentar o valor do benefício em pelo menos 50%.

O Auxílio Brasil é um assunto novo e gera várias dúvidas que serão respondidas agora.

Quem criou o Auxílio Brasil 2021?

O Auxílio Brasil foi criado pelo Governo Federal, através da medida provisória 1061, entregue ao congresso pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro da Cidadania João Roma.

A medida provisória prevê que o benefício esteja disponível em 90 dias, logo após o fim do pagamento do Auxílio Emergencial.

A ideia do presidente é proteger as famílias mais pobres e evitar os problemas que serão causados pelo fim do Auxílio Emergencial.

O Auxílio Brasil abrange várias políticas públicas, tornando-se muito mais do que um auxílio financeiro.

Seu objetivo maior é criar ferramentas para que muitas famílias brasileiras consigam viver com dignidade e autonomia.

Como se cadastrar no Auxílio Brasil?

O auxílio Brasil ficará disponível em poucos meses, e muitas famílias devem estar se perguntando o que devem fazer para receber o benefício.

A boa notícia é que aqueles que já são cadastrados no Bolsa Família serão migrados automaticamente para o Auxílio Brasil, sem a necessidade de um novo cadastro e sem burocracia.

Aqueles que não recebem Bolsa Família precisarão solicitar o novo benefício através do Cadastro Único, pois é assim que o governo tem acesso a informações sobre a condição de vida das famílias mais vulneráveis.

Caso você não tenha o Cadastro Único, deve ir até o Centro de Referência de Assistência Social ou até à prefeitura para saber como é feito esse procedimento em sua cidade.

Em alguns casos, pode ser necessário agendar o atendimento, mas no geral é um cadastro que pode ser feito sem grandes complicações.

Quem tem direito ao Auxílio Brasil?

Antes de solicitar o Auxílio Brasil 2021, é importante observar se a família cumpre os requisitos para ter acesso ao benefício.

O Bolsa Família tem valores de renda mensal para classificar as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.

Mas, o Auxílio Brasil ainda não definiu se as classificações seriam as mesmas.

O que se sabe é que o novo programa funcionará com um núcleo de três benefícios principais, são eles:

  • Benefício primeira infância: destinado a famílias com crianças até 2 anos e 11 meses, com um limite de cinco crianças por família.
  • Benefício composição familiar: para famílias com gestantes ou pessoas até 21 anos.
  • Benefício de superação da extrema pobreza: para auxiliar, famílias extremamente pobres, independente de se encaixarem nas situações anteriores.

Lembrando que hoje é considerado situação de extrema pobreza quando a renda por pessoa de uma família não ultrapassa R$ 89 reais por mês.

Mas a medida provisória do Auxílio Brasil não confirma se este valor será mantido como base.

Como saber se estou no Auxílio Brasil?

As famílias que não são cadastradas no bolsa família podem aproveitar para conferir a situação de seu CadÚnico, pois é por onde o Auxílio Brasil será solicitado.

Depois é só aguardar mais informações sobre os próximos passos para receber o benefício.

Você sempre pode recorrer à prefeitura de sua cidade para tirar suas dúvidas.

Como consultar o Auxílio Brasil?

Quando surge um programa novo como o Auxílio Brasil, as pessoas ficam ansiosas para saber como consultar o benefício, se terão que ir a algum banco, se precisarão baixar um aplicativo no celular, etc.

Mas  ainda não existem informações precisas no que se refere a essas questões, pois o programa é novo e muitos detalhes ainda necessitam de definição.

Qual o valor do Auxílio Brasil?

A expectativa geral é que o valor do Auxílio Brasil 2021 seja pelo menos 50% maior do que o Bolsa Família, e muitas pessoas especulam diversos valores que seriam equivalentes ao benefício, porém o valor real ainda será definido em setembro.

O ministro da Cidadania afirmou que o valor irá variar dependendo do perfil da família e o valor médio deve ficar em R$ 189,00 reais.

Assim, só nos resta esperar por mais informações e confirmações do Governo Federal.

Auxílio Brasil
Cartão Programa Auxílio Brasil

Como desbloquear o cartão Auxílio Brasil?

Provavelmente, os beneficiários do Auxílio Brasil 2022 receberão um cartão que permitirá o saque dos valores.

Em breve deveremos ter mais informações sobre o cartão e a melhor forma para desbloqueá-lo e usá-lo.

Como sacar o Auxílio Brasil no caixa eletrônico?

Os benefícios sociais costumam ser pagos pela Caixa Econômica Federal, e o mesmo deve acontecer com o Auxílio Brasil.

Hoje, quem recebe o Auxílio Emergencial pode sacar os valores nos caixas eletrônicos do banco, além de poder movimentá-lo pelo Caixa Tem.

Algo parecido deve ocorrer com o Auxílio Brasil, mas o melhor a se fazer é esperar todas as definições do Governo Federal.

Conclusão

O Auxílio Brasil é um importante passo do Governo Federal em socorro às pessoas que enfrentam situações precárias em nosso país, e vai dar-lhes esperança e a oportunidade de sonhar com um futuro melhor.

O programa funcionará como um tipo de modernização e ampliação do Bolsa Família, garantindo que mais pessoas tenham acesso aos benefícios e possam através dele ganhar impulso para conquistar uma vida melhor e voltar a sonhar.

No momento, o programa é uma grande novidade e seus detalhes ainda precisam ser melhor explicados e aperfeiçoados, para que em pouco tempo todos os que têm direito ao Auxílio Brasil 2021 possam ter acesso a todas as informações das quais precisam.

Contudo, é necessário que aqueles que irão receber o benefício fiquem atentos e se informem por fontes confiáveis.

Pois, é comum que aproveitadores e golpistas estejam sempre em alerta para tentar prejudicar e roubar os mais humildes, disseminando informações falsas e arquitetando planos para pegar os recursos daqueles que mais precisam.

Mas o momento é de esperança, e todos devemos torcer para que o Auxílio Brasil seja implementado com sucesso e possa ser um passo importante para que todas as pessoas de nosso país tenham uma vida digna.

Comente: Qual a sua dúvida sobre o programa?