Aprender um novo idioma é um grande desafio. É preciso se dedicar; não existe uma atalho que o fará, em poucos meses e sem esforço, sair por ai conversando em outra língua.

Porém, existem algumas dicas que podem ajudá-lo a melhorar sua proficiência e acelerar seu aprendizado.

Leia obras no idioma original

Essa é uma dica para quem já possuí certo nível de conhecimento de inglês. É uma forma fácil e prática de ampliar o vocabulário e melhorar o seu curriculo profissional a fim de se destacar no mercado de trabalho.

Enquanto estiver lendo, você pode anotar as palavras desconhecidas num caderno.

Quando mais próximo do final do livro, menor será o número de palavras que precisará anotar, e a leitura fluirá bem melhor.

Para otimizar a atividade, escolha livros que você realmente goste, pois, dessa forma, continuará mesmo que a leitura não flua bem no início.

Uma boa opção pode ser optar por títulos que já tenha lido.

Por conhecer a história, você pode prever o significado de várias palavras.

Assista filmes e séries

Quanto mais contato tiver com o idioma que quer aprender melhor. Ao assistir a um filmes ou série legendado, você tem a oportunidade observar a forma com que os atores pronunciam e utilizam muitas das palavras que já fazem parte do seu vocabulário.

A medida em que seu nível evoluir, você pode optar por utilizar as legendas no idioma original.

Comece esse etapa com animações, pois, como são indicadas para crianças costumam ser mais fáceis de entender.

como aprender ingles rapido
como aprender ingles rapido

Duolingo

Que tal aprender jogando? Utilizando uma metodologia de ensino baseada em games, o Duolingo é um aplicativo gratuito que irá auxiliá-lo a aprender um novo idioma, por meio de seu ceular ou tablet.

O funcionamento é similar a um RPG, pois você acumula pontos e sobe de level a medida que completa as tarefas e avança no jogo online.

Disponível para Android e iOS, é possível aprender inglês, francês, espanhol, português, alemão e italiano com a plataforma.

Busuu

A principal ferramenta utilizada por esse aplicativo é a colaboração. Ao utilizar o curso de ingles busuu você passa a fazer parte de uma comunidade online, onde é possível interagir e trocar experiências com outros usuários, permitindo, assim, tirar dúvidas e ter seus exercícios corrigidos por cidadãos estrangeiros.

Disponível para Android e iOS, é possível utilizar as funções de aprendizado, vocabulário, exercícios de leitura e escrita e testes interativos.

Porém, o certificado oficial de conclusão e as unidades gramaticais só estão disponíveis para que pagar pelo serviço.

Livemocha

A ferramenta livemocha gratis é uma rede social para aprender um novo idioma.

Nela você cria um perfil e pode adicionar outros usuários de mais de 200 países. É possível tanto ensinar quanto aprender.

Os membros tem acesso a uma comunidade online em que podem trocar exercícios e correções com nativos do idioma.

Além disso, você pode realizar cursos pela plataforma, tanto gratuitos quanto pagos.

LinguaLeo

Diferente dos aplicativos que já falamos, esse é exclusivo para quem pretende falar inglês.

O LinguaLeo utiliza o conceito de gamification, no qual você ganha pontos após a conclusão das tarefas.

A estrutura do app foi pensada para ser o mais interessante possível para os usuários. Os exercícios formulados em cima de letras de músicas, trechos de livros e cenas de filmes famosos.

Disponível para Androide e iOS, o LinguaLeo possui grande parte dos seus serviços liberados de forma gratuita, porém, existem algumas aulas adicionais acessíveis somente a quem possuir a conta premium.

Com a diversidade de cursos gratuitos online é possível aprender muita coisa na internet.

Aprender a falar inglês hoje em dia é muito fácil pois você pode aprimorar e deixar seu currículo muito mais rico e atraente aos olhos da empresa qual deseja ingressar.

Se você é estudante do ensino superior deve ficar atento esta é uma oportunidade de se qualificar ainda mais e poder ter um currículo universitário diferenciado e rico.

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.