Descubra qual curso fazer através de 4 dicas essenciais, que podem ajudá-lo nessa decisão e até mesmo a tomar um rumo no mercado de trabalho.

Escolher qual curso fazer é sempre uma dúvida de todos que almejam crescer profissionalmente e se destacar no mercado de trabalho de maneira orgânica. 

Quando entramos no colegial, somos direcionados para as áreas de humanas, exatas ou biológicas. Às três, de caráter macro, tem suas peculiaridades na hora de prestar vestibular para determinada carreira. 

Segundo estudos, no ensino fundamental apenas 8% dos brasileiros o concluíram, contra 32,2% que abandonaram os estudos, por diversos motivos. Já no ensino médio, 4,5% não completaram, contra 27,4% de pessoas que conseguiram terminar a escola. 

A educação é importante para a formação da personalidade do indivíduo, bem como o seu convívio na sociedade ou grupo em que se encontra. Além disso, é fato que reflete na carreira profissional, nível salarial, dentre outros aspectos

Neste artigo, você verá dicas importantes de como escolher um curso de qualidade e sair na frente da concorrência. 

Se você ficou interessado, continue aqui e acompanhe! Boa leitura.

Qual curso fazer diante do mercado de trabalho?

Para escolher qual curso fazer para o mercado de trabalho é importante mergulhar nas diversas opções de profissões que existem

Alguns cursos possuem preços mais acessíveis e são até mesmo gratuitos, assim podendo ajudá-lo a se direcionar ou até mesmo recolocar no mercado. 

Porém, para saber qual curso fazer para se especializar profissionalmente, é importante conhecer a si mesmo e sobre a exigência do mercado. Veja o que pode auxiliar nessa decisão: 

  1. Entenda o seu perfil e o seu interesse

O primeiro passo é entender qual é o seu perfil e o seu interesse. Se você é uma pessoa curiosa, que tem bastante habilidade na escrita e senso crítico aguçado, a primeira profissão que vem à mente é o Jornalismo. 

Agora, se você tem facilidade com vendas de produtos e serviços, uma das opções é o Marketing, que possui vasta ramificação, inclusive no ambiente digital. 

Ou ainda, se você é daqueles que sabe projetar, tem bastante facilidade com números e cálculos, a Engenharia pode ser um campo glorioso. 

O que isso significa? Que, apesar de que a maioria das profissões exige treino contínuo, todos nós nascemos com aptidões naturais.

Logo, um dos caminhos mais fáceis é aprimorar nossos talentos escolhendo qual curso fazer.

  1. Testes vocacionais

Os testes vocacionais fornecem uma visão mais clara ao estudante sobre qual carreira seguir. Além de mostrar áreas promissoras, é também uma maneira de tirar dúvidas sobre o que cada atuação faz.

Na hora de procurar qual curso fazer, é importante passar por essa etapa vocacional. Mesmo que você já tenha noção do que gosta e queira investir nisso, é um incentivo a mais para continuar a estudar e investir na educação.

  1. Conheça as instituições de ensino

É importante, antes de escolher qual curso fazer, entender se os materiais e o próprio nome da empresa são de procedência confiável

Nos dias de hoje, com a facilidade de estudar pela internet, muitos negócios vendem cursos de diferentes níveis sem mesmo apresentar qualidade.

Na hora de escolher o que você deseja aprender, busque saber sobre a empresa e relatos sobre quem já conhece.

No LinkedIn é possível filtrar por hashtags ou até mesmo pelo nome do curso. Lá você pode colher a opinião de outros profissionais e assim escolher pelo melhor lugar. 

  1. Conheça o mercado de trabalho

Outro ponto importante é conhecer a fundo o mercado de trabalho que deseja atuar. Uma dica é que o sucesso sempre acontece nos mercados que não estão saturados ou que são novidade no mundo. 

Portanto, é legal estar antenado nas novidades, em especial tudo aquilo que envolve tecnologia, automação e inteligência artificial. 

Veja como funciona o cotidiano de uma determinada profissão, como administrar uma indústria de transformação ou até como é a rotina de um médico, de um músico e outras áreas. 

Decidiu qual curso fazer? É hora de partir para cima!

Agora que você já entendeu um pouco sobre como escolher qual curso fazer, fica muito mais fácil estipular sua profissão no futuro ou acrescentar conhecimento na sua área. 

Antes de tudo, é importante que você escolha algo que sinta prazer em fazer. Afinal, qual é o seu objetivo na vida?

Seu sonho é ter uma rotina diária de acordar cedo para trabalhar fora de casa e ter um dinheiro garantido no final do mês? Ou você gosta de desafios e tem uma pegada mais empreendedora? 

Você quer dominar o mundo de qualquer lugar, com essa infinidade de empregos remotos, que não exigem localização física para trabalhar? Ainda, seu campo não é nos números e nem na saúde, e sim nas artes? 

Tudo vale! O mais importante é se conhecer e fazer aquilo que a sua intuição e o seu coração desejam.

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.