Nesses últimos anos é possível observar que existem milhões de trabalhadores desempregados no Brasil, taxa que diminui desde o segundo semestre.

Existe um aumento considerável de empregos informais, temporários, estágios, novos empregos a serem oferecidos no mercado de trabalho, e se você já passou pelo processo de entrevistas e quer ser efetivado, não deixe de conferir estas 5 dicas para você ser efetivado agora mesmo.

Dicas estas que farão a diferença na hora de escolher uma pessoa para ser efetivada, seja ela estagiária, temporária, ou qualquer outra forma de contratação.

ser efetivado
ser efetivado

1 – Ser proativo

Este é uma das principais dicas, ser proativo, esteja sempre pronto para receber orientações, tarefas a serem executas e não fique com vergonha de solicitar mais tarefas a serem realizadas se as suas já tiverem terminado, a pro-atividade conta muito na hora de efetivar um funcionário.

Ser proativo mostra que você esta interessado na empresa, que quer contribuir e fazer parte da equipe além de mostrar seu potencial, ainda contribui para que os demais departamentos vejam seu trabalho, e quem sabe uma futura promoção.

Se antecipar as solicitações também é um diferencial, isso realmente mostra que você é uma pessoa de visão, e está preparado para assumir o cargo quando for efetivado.

2 – Socializar e networking

Outra dica, tão importante quando pro atividade é a boa socialização ou bom relacionamento networking.

Possuir um bom relacionamento com a equipe e chefes, líderes, gerentes é de extrema importância, pois é desta forma que é possível a empresa veja seu trabalho e efetiva-lo agora mesmo.

Além de mostrar que você consegue se manter bem no ambiente de trabalho mesmo com diversas divergências de pensamento.

Se você possui um bom networking com os líderes e desempenhar um ótimo trabalho, isso pode significar sua chance de ser efetivado agora mesmo, ou antes, que seu contrato de experiência termine.

Possuir um bom networking também garante diversas portas abertas para seu futuro em assumir cargos novos, promoções e indicações.

3 – Seja flexível para receber feedbacks

Ser flexível, não significa passar por cima de seus princípios e crenças para ser efetivado, significa ouvir seus colegas de trabalho e superiores para se aprimorar, não tomar suas convicções como verdades.

Ser flexível com opiniões, processos a serem desempenhados, regras e orientações garantirão sua chance de ser efetivado agora mesmo, pois mostra que você esta aberto ao novo, a conhecer e a se aprimorar.

4 – Cumpra seus horários

Ser pontual tanto na entrega de trabalhos ou tarefas a serem executadas como o cumprimento dos horários de entrada e saída, mostra o quanto você é comprometido com o seu trabalho, e que gosta de estar naquele ambiente.

E isso vale também para faltas, ou atestados, pois este tipo de atitude significa que você não se importa com o emprego, e isso pode implicar nas chances de você ser efetivado.

Então procure ser o mais pontual possível, e não estou dizendo que imprevistos acontecem, acontecem, porem quando se tornam recorrentes significa que você não está levando o emprego a sério.

5 – Demonstre vontade de trabalhar

E por último, e não menos importante que os demais, demonstre sempre vontade de trabalhar e de estar naquele ambiente, este tipo de atitude aumenta as chances de você ser efetivado.

Demonstre que é ali que você gostaria de estar e de trabalhar, que você não tem medo de pegar no pesado, que gosta de realizar as tarefas exigidas e que caso cometa alguma falha estará disposto a melhorar sempre.

Estas são as principais dicas para você ser efetivado agora mesmo, e não tenha medo de coloca-las em prática.

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.