Um dos maiores erros, sem dúvida, de quem sai a procura de uma vaga no mercado de trabalho, é não investir em um bom currículo, que pode fazer toda a diferença na disputa por uma colocação.

Portanto, é fundamental que, além de estar atualizado, legível, sem erros de português, ele também tenha uma boa apresentação, ajudando a destacá-lo perante os demais concorrentes.

A boa notícia é que, atualmente, já podemos contar com plataformas que oferecem uma infinidade de modelos prontos ou personalizáveis, o que é de uma enorme ajuda.

Na verdade, nessas plataformas, só é preciso adicionar os dados pessoais e as informações profissionais, customizando de acordo com sua preferência.

Depois, é só exportar o arquivo e utilizar o documento sempre que for preciso. Claro, atualizando as informações.

Quer conhecer algumas opções de plataformas para criação de currículos? Confira!

1.  Resume Builder

Resume Builder é um site que oferece diferentes templates, de acordo com a profissão pretendida. O resultado pode ser exportado em PDF, e tudo de graça e sem marcas d’água.

Quanto à estrutura, oferece uma seção de Habilidades e experiências, e uma segunda seção, de educação, onde mostraremos a formação educacional ou credenciais relevantes.

Lembre-se que uma boa estratégia para ter um currículo de destaque é adaptá-lo com detalhes da vaga para a qual estamos nos candidatando, nesse sentido, por exemplo, se pretendemos concorrer a uma vaga em uma empresa de criação de aplicativos, a dica é apostar em um currículo com um design mais moderno e criativo.

Escritório vetor criado por pikisuperstar – br.freepik.com

2. PDFCV

Oferece uma maneira fácil e prática de criar e manter o currículo atualizado, e depois ainda poder baixá-lo em formato PDF, com o design que escolhermos para ele.

Temos uma série de opções para preenchermos manualmente, permitindo atualizá-las a qualquer momento.

E se tivermos uma conta LinkedIN, podemos importar nossos dados para não precisarmos preencher cada uma das opções , agilizando ainda mais a criação do nosso currículo.

Sem dúvida uma opção interessante a considerar.

3. Pages

Quem possui um iPhone ou iPad, não precisa baixar nenhum app para gerar um currículo. Pages é um editor de textos instalado, de forma nativa, no sistema operacional iOS, que oferece dez modelos diferentes de currículos personalizáveis para edição.

Pages também tem suporte a fotos e outros conteúdos de mídia, aumentando as possibilidades de explorar a ferramenta para montar o seu currículo profissional.

Os arquivos também são colaborativos, caso queira contar com a ajuda de alguém para a sua criação.

Os documentos podem ser exportados em diferentes formatos. É possível, por exemplo, salvá-lo para edição no Word ou exportá-lo como um arquivo PDF.

4. Canva

O Canva é uma interessante opção para quem deseja criar um arquivo com uma diagramação diferente e mais cores e formas.

E mais, a plataforma de edição possui um extenso catálogo de modelos personalizáveis para currículos, e além das informações do seu currículo profissional, é possível adicionar fotos, formas, texturas e outros recursos visuais.

A plataforma oferece modelos distribuídos em categorias, que vão das mais simples e minimalistas até templates mais criativos.

O progresso feito no Canva é salvo automaticamente, com possibilidade de acesso em outros dispositivos. Também é possível salvar o arquivo em PDF, imagem ou configurá-lo para impressão.

5. Meu Currículo

Aplicativo dedicado exclusivamente à criação de currículos, o qual oferece  uma grande variedade de modelos personalizáveis de acordo com a sua preferência, com possibilidade de exportá-lo em formato PDF.

Para configurar o modelo é preciso responder algumas perguntas, como experiência profissional, se deseja utilizar uma foto.

Depois, ainda é possível fazer alterações de formatação e edição de texto, resultando em um arquivo PDF.

Embora ofereça uma versão gratuita, ela contém uma grande quantidade de anúncios, que em alguns dispositivos pode atrapalhar o carregamento das páginas.

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.