3 equipamentos para te ajudar na entrevista de emprego virtual: Conheça!

As famosas vídeo entrevistas ou entrevistas de emprego virtuais, como também são chamadas, são processos cada vez mais comuns nos processos seletivos hoje em dia. Não é verdade?

Ultimamente, muitas empresas vêm recorrendo a essa ferramenta e a aposta é que ela permaneça em alta com o passar do tempo. 

E este crescimento faz todo sentido, afinal, este tipo de processo traz inúmeros benefícios e vantagens.

Por exemplo, uma entrevista online não exige deslocamentos, grandes bloqueios na agenda e aquele nervosismo extra relacionado à dificuldade de chegar ao local da entrevista, prever o trânsito etc. 

Outra vantagem muito relevante é que este tipo de entrevista permite que pessoas de diversas localidades tenham a mesma facilidade de acesso ao processo seletivo que tanto pode ser para trabalhar remotamente quanto para trabalhar em um escritório. 

Porém, nem tudo são flores, para que a entrevista ocorra sem problemas, é importante que você invista nos equipamentos adequados.

Além disso, é importante que você siga algumas dicas consideradas essenciais. Pensando nisso, e para te ajudar, selecionamos alguns dos itens considerados essenciais, além de algumas recomendações para fazer isso da melhor forma, mostrando todo o seu potencial, sem deixar que qualquer estresse por conta da tecnologia prejudique seu desempenho. 

Afinal, o que é vídeo entrevista? Entenda!

Bom, basicamente, uma vídeo entrevista é uma etapa do processo seletivo em que o candidato é entrevistado remotamente.

Em geral, neste tipo de processo, é utilizado um computador ou dispositivo mobile (tablet ou celular, por exemplo) para responder às perguntas do entrevistador.

Atualmente, existem basicamente dois tipos de vídeo entrevista. O primeiro é aquele feito em tempo real, quando candidato e entrevistador têm um compromisso marcado e acessam a reunião por meio de um link.

entrevista de emprego virtual
entrevista de emprego virtual

Apesar de ser feito de forma remota, a dinâmica é basicamente a mesma da conversa presencial. Neste caso, com a ajuda da tecnologia, vocês se veem, fazem e respondem perguntas um ao outro.

O outro tipo de vídeo entrevista é realizado por meio de uma gravação. Alguns sites, por exemplo, oferecem essa ferramenta para que os recrutadores enviem as perguntas e os candidatos possam gravar suas respostas.

Podemos dizer que a maior vantagem desse tipo de vídeo entrevista é que o candidato pode escolher o melhor momento para fazer as gravações e o recrutador também pode acessá-las quando for melhor para ele.

Em geral, a vídeo entrevista costuma ocorrer já na etapa final do processo seletivo, quando os candidatos já passaram pela triagem de currículos, pelos testes de conhecimentos e raciocínio lógico e pela dinâmica de grupo, quando essas etapas fazem parte da seleção, claro. 

Agora que você já entende muito bem o que exatamente uma vídeo entrevista, no próximo tópico mostraremos quais são os equipamentos considerados essenciais para uma entrevista de emprego virtual.

5 equipamentos essenciais para uma entrevista de emprego virtual

  1. Notebook ou desktop

Selecionar o computador que será utilizado para realizar as entrevistas e reuniões é, sem dúvidas, o primeiro passo que você deverá dar. 

E sim, como você provavelmente já deve saber, atualmente, as principais ferramentas de videoconferência oferecem aplicativos para smartphones. 

Assim, é possível realizar uma reunião online pelo celular, desde que haja uma boa conexão com a internet.

Nesse caso, basta escolher um bom aparelho e fazer o download do app no Google Play ou na Apple Store.

No entanto, para quem precisa de uma melhor conexão, o melhor caminho é usar as ferramentas de videoconferência no notebook ou desktop. 

Assim, evitamos os conhecidos desconfortos com o smartphone, como ter de segurar o aparelho por muito tempo e controlar o gasto de bateria.


  1. Webcam

O segundo item na nossa lista de equipamentos considerados essenciais em entrevista de emprego virtual, temos as webcams, um dos equipamentos mais convenientes quando o assunto é vídeo conferência. 

Como sabemos, uma webcam tem como objetivo básico a transmissão de voz e vídeo em tempo real pela internet. 

Porém, com os desenvolvimentos tecnológicos e novas exigências dos consumidores, elas têm assumido outras atividades, como tirar fotos e gravar vídeos, por exemplo. 

Alguns modelos, inclusive, têm apostado numa constante melhoria deste equipamento, havendo já webcams com uma resolução de 4K.

E apesar de provavelmente o seu notebook já vir equipado com uma webcam, sugerimos que invista numa à parte, porque para além de ter uma melhor qualidade na gravação, também terá mais flexibilidade em relação ao posicionamento da câmara.

  1. Microfone profissional

O próximo item que deverá fazer parte da sua lista é o Microfone profissional. Todos sabemos que um áudio limpo e agradável é super importante para participar de uma transmissão ao vivo e se sentir confortável com o conteúdo. 

Portanto, ter um microfone profissional que garanta qualidade, ausência de ruídos, volume adequado e densidade vocal pode fazer toda a diferença na hora da transmissão ou gravação.

Felizmente, hoje podemos contar com diversos modelos de microfones. Neste caso, recomendamos que escolha este item com cautela visto que ele poderá fazer total diferença na sua entrevista. 

Gostou das dicas e informações? Já preparou a sua lista de itens para sua próxima entrevista de emprego?

Para finalizar, saiba que além do investimento nos itens certos, é importante que você cuide também do seu marketing pessoal. 

Lembre-se também que tanto quanto na entrevista presencial, o recrutador espera que você fale sobre suas competências e seus principais resultados. 

Portanto, tenha isso na ponta da língua. Ele espera também ver garra e brilho nos olhos, mesmo que através da câmera.

Pensando nisso, não poupe esforços e procure agir como se estivesse de fato frente a frente com o interlocutor. 

Avise também todos da casa sobre a entrevista. É importante que todos estejam avisados de que você não deve ser interrompido durante a entrevista e que os barulhos devem ser evitados. 

Neste caso, se você tiver um local isolado para a conversa – um quarto, por exemplo – vale a pena colocar um aviso na porta para que ninguém entre no ambiente. 

Seguindo as dicas compartilhadas neste texto, você será um(a) candidato(a) que estará um passo à frente dos demais, portanto leia novamente esse conteúdo quantas vezes achar necessário, possivelmente antes de uma entrevista para refrescar algumas dicas importantes.

E caso você ainda não se sente à vontade na frente da câmera, o melhor que você pode fazer é praticar, praticar, e praticar, pois, quanto mais você pratica, melhor fica e se sente mais seguro(a) para todas as entrevistas de emprego online.

Aproveite, curta e compartilhe a sua opinião conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *