Saber se o certo é usar Currículo ou Curriculum é a dúvida de muitos candidatos que estão procurando novas oportunidades de trabalho.

Às vezes, na hora de enviar um e-mail com carta de apresentação com o documento em anexo surge a dúvida entre as duas palavras.

Currículo ou Curriculum? Veja Qual Termo Usar

As palavras curriculum ou curriculo significam a mesma coisa, mas estão escritas em línguas diferentes.

Currículo é a versão portuguesa da expressão em latim “Curriculum Vitae” que quer dizer “trajetória de vida”.

O termo passou a ser usado popularmente para indicar o resumo profissional de candidatos a vagas de trabalho, o que faz com que as duas formas de falar estejam certas.

Mas se você tiver que escolher currículo ou curriculum, fique com a primeira por ser uma palavra em nosso idioma.

Mas jamais utilize a palavra “currículo” com a versão latim de “vitae” currículo vitae é uma expressão errada.

Se for colocar o “Vitae”, então utilize a expressão em latim completa que é “curriculum vitae”. Perceba também que há um acento na palavra portuguesa que é “Currículo”, já a versão em latim não tem acento, é apenas “curriculum”.

Currículo ou curriculum: qual utilizar?

Quando usar currículo ou curriculum?

Você  não precisa escrever curriculo simples ou curriculum vitae no topo do documento, não é necessário dar este título quando for escrever seu resumo profissional para procurar emprego.

Você vai utilizar a palavra apenas para escrever e-mail, ou preencher alguma solicitação de emprego. O currículo precisa ser, como um nome sugere, um resumo da sua trajetória de vida como profissional.

Não importa se você ainda não tem experiência, ou se está prestes a se aposentar.

O documento será o mesmo e terá o mesmo nome. Mas você precisa aprender a elaborar um documento sem erros para que a empresa possa se interessar pelo seu perfil.

Sugerimos que veja alguns dos modelos de curriculo que disponibilizamos aqui para download.

Se você conseguir fazer a empresa notar sua experiência profissional, não vai ter importância se você escrever curriculum no corpo do e-mail, por exemplo, pois o que vai interessar mesmo é o conteúdo do arquivo.

Por falar em arquivo, se você tiver que enviar um currículo por e-mail, não o coloque em anexo, copie e cole no corpo da mensagem. Muitas empresas evitam abrir arquivos em anexo para evitar o envio de vírus.

Se você tiver que escolher entre modelo de currículo simples ou currículo vitae em um teste de conhecimentos, o que pode acontecer também, também escolha a primeira opção a menos que a pergunta deixe claro que quer saber qual é o certo em latim.

Se assim for o certo é curriculum vitae, se for em português é currículo mesmo.

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.