Modelos de Curriculum Vitae Mais Usados

Existem diversas formas de se candidatar a uma vaga de trabalho, e cada uma delas tem suas características, além de motivos pelos quais as empresas usam um tipo ou outro.

A revolução da informação, causada pela popularização massiva da internet, faz com que mais modelos de curriculum e outras formas de candidatar-se a vagas surgissem, representando as diversas formas de trabalho criadas hoje em dia. Vamos falar de alguns destes tipos neste post.

Curriculum Vitae Tradicional

O tipo de curriculum vitae mais comum na maioria das empresas ainda é o tradicional. Este documento deve ser redigido pelo candidato, usando regras específicas e de fácil compreensão pelo selecionador (conheça algumas destas regras aqui*), tornando-se um tipo de cartão de visita do candidato para a empresa.

Muitas pessoas preferem trabalhar com um curriculum vitae padronizado, feito de forma generalista e servindo para qualquer empresa para a qual ela queira trabalhar. Outras, porém, preferem desenvolver curriculum especificamente para cada empresa a qual se candidatam, alinhando seu curriculum com a comunicação que a empresa apresenta em seu site.

Isto é recomendado no caso de uma vaga muito boa ou que você queria muito e cuidado ao personalizar curriculum, pois se você enviar o curriculum para a empresa errada demonstra que está buscando vagas em todas as empresas e não teve atenção para quem estava enviando seu curriculum. Este modelo de curriculum também pode ser usado no formato online, sendo enviado por email para empresas que assim requisitam.

Ficha de inscrição para vagas.

Muito mais comum antigamente do que hoje em dia, é um formulário oferecido, geralmente por grandes empresas, para selecionar seus funcionários. Alguns o consideram a alternativa mais justa, especialmente para áreas mais produtivas, onde as habilidades de comunicação não são tão necessárias.

Deve ser todo preenchido em letra de forma e sem rasuras, para que a compreensão de todas as informações seja a melhor possível. Costuma ser mantida em um banco de vagas, para futuras consultas e busca de profissionais. Este modelo de curriculum também ganhou versões online, geralmente em empresas muito grandes onde o processo de seleção é centralizado.

Curriculum online de sites de emprego

Outro modelo de curriculum que ganhou força devido a sua praticidade é o curriculum online de sites de vagas de emprego. Funcionando como grandes agências de emprego online, sites como Catho.com e curriculum.com oferecem ao seu usuário, gratuitamente ou por meio de pequenas mensalidades, a possibilidade de formatar um curriculum online, que pode ser utilizado para se candidatar, de forma muito rápida, para diversas vagas dentro do site.

É uma das formas mais populares de procurar emprego hoje em dia, pois a grande maioria dos selecionadores e departamentos de RH preferem trabalhar com estes tipos de site, que fazem a administração dos currículos para as empresas e permitem que usem estas bases de dados de forma fácil e barata.

Outra vantagem para o candidato é que eles dão as diretrizes de o que colocar no curriculum, sendo que alguns deles ainda oferecem cursos para facilitar a recolocação do candidato.

Linkedin é Curriculum de Emprego?

Um dos modelos mais recentes de se manter conectado com o mercado de trabalho é o Linkedin, mídia social feita exclusivamente para tratar de assuntos de trabalho. Um excelente lugar para manter-se conectado, mas muitos se perguntam: Linkedin seria um novo modelo de curriculum?

Acreditamos que sim, que uma mídia social onde você possa divulgar os projetos que você está envolvido e que tipo de habilidades possui, especialmente para executivos, gerentes e profissionais da chamada economia criativa usam do Linkedin e de outras plataformas de divulgação de conteúdo para conseguirem empregos e oportunidades em geral.

Recomendamos usar o máximo de cada modelo de curriculum, pois quanto mais disponível você estiver, mais propostas receberá. Até a próxima e boa sorte!

2 Responses to “Modelos de Curriculum Vitae Mais Usados”
  1. jeronimo nunoribeiro da silva

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *