Se você está em busca de novas oportunidades de trabalho, saber como fazer um bom currículo é mais que essencial. Muitas pessoas não dão importância para o preenchimento do currículo e nem se importam em pesquisar o que é obrigatório e dispensável neste documento.

Mas a empresa que receber seu currículo vai analisá-lo e qualquer informação errada ou em falta poderá prejudicar sua participação no processo seletivo. A verdade é que saber como fazer um bom currículo se torna um quesito indispensável para quem está lutando para conseguir um emprego.

As oportunidades estão cada vez menores, enquanto que as empresas estão cada vez mais exigentes, pedindo que os profissionais tenham a qualificação necessária para assumirem os postos. Quem vai mostrar para a empresa que você está ou não qualificado é exatamente o currículo, daí você entende o por quê é tão necessário aprender como fazer um bom currículo.

Dicas para aprender como fazer um bom currículo

Quem quer aprender como fazer um bom currículo precisa ficar de olho nas nossas dicas a seguir:

  • Nunca minta no currículo, as empresas conseguem descobrir mentiras como conhecimentos em programas de computador, fluência em inglês e outras informações que não sejam verdadeiras. Por isso, nunca minta.
  • Não coloque números de documentos – RG, CPF e número da Carteira de Trabalho não são necessários.
  • Deixe espaço para as informações que realmente farão a diferença nesse primeiro momento do processo seletivo.
  • Evite colocar pretensão salarial. Só coloque esta informação se a empresa pedir e nunca em todos os currículos.
  • Detalhe seu objetivo profissional. Para entender definitivamente como fazer um bom currículo você precisa aprender a escrever o seu objetivo profissional.
  • Nesse campo anote qual é a atividade que você deseja desempenhar na empresa exemplos: Limpeza, Almoxarifado, Auxiliar de administração, Auxiliar financeiro, etc.

Liste os cursos que realizou relacionado ao objetivo. Se você deseja um cargo na área administrativa, não precisa colocar no currículo que fez cursos de culinária durante as férias.

Anote apenas as informações que sejam referentes ao objetivo profissional. As demais informações podem ser ditas durante a entrevista, se for perguntado.

Escolha palavras chaves. Ao listar suas atividades profissionais, escolha palavras chaves que mostrem o que você sabe fazer na rotina da função desejada. Assim a empresa saberá quais são as suas competências.

Nunca ultrapasse duas folhas. Fazer  um currículo muito longo é desnecessário. Resuma suas atividades para que não ultrapasse duas folhas, assim você terá um bom currículo para apresentar para as empresas.

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.