Curriculo Ou Curriculum qual o correto e qual devo usar? Mais do que uma pergunta de gramática, esta pergunta deve ser feita para compreender que tipo de profissional você é.

Sim, pode parecer estranho dizer algo assim, mas a linguagem que você utiliza, inclusive nas suas mídias sociais, pode ser levada em consideração no momento da seleção da vaga dos seus sonhos.

Curriculum ou Currículo o Que A Gramática Diz?

Ambas as formas estão corretas, tanto currículo ou curriculum vitae. A diferença é curriculum vitae é uma expressão direta do latim e currículo é seu abrasileiramento.

O que torna o uso errado é o uso de curriculum sem o vitae ou currículo vitae.  Usando desta forma e o plural de curriculum vitae é curricula vitae.

Currículo ou Curriculum qual correto para usar?
Currículo ou Curriculum qual correto para usar?

Qual usar, currículo ou curriculum vitae?

O uso de um ou de outro, como já dissemos, traz muito da sua personalidade e dos seus interesses profissionais.

Por exemplo, se você tem interesse em se desenvolver na área de direito, onde o uso de latim é extremamente comum, use sempre curriculum vitae e sua flexão adequada.

Assim você demonstra que já está se interando de assuntos relacionados à sua área de interesse, o que será valorizado por escritórios e empresas que busquem profissionais desta área.

Outras áreas em que é melhor usar curriculum vitae são aquelas que buscam demonstrar maior seriedade, como saúde, arquitetura, administração de empresas, segurança em geral.

Por outro lado, se você precisa demonstrar que está sempre atualizado e não se apega ao passado, use currículo sempre.

O uso de palavras antigas por profissionais de comunicação, tecnologia, artes e outras ciências mais humanas pode ser considerado intelectualizado demais.

Criando uma barreira entre o profissional e seu público que muitas vezes pode ser o motivo de um profissional desta área perder a possibilidade de uma entrevista.

Quando não usar Currículo ou Curriculum vitae

Já que falamos sobre quando usar currículo vitae, vamos alertar para um erro comum, que pode ser sua primeira desvantagem em um processo seletivo: o uso de currículo ou curriculum vitae no título do documento.

Isto é de extremo mau gosto, pois o selecionador está buscando diversos currículos diariamente, ele sabe perfeitamente que o documento em sua mão é um currículo.

Como Preencher um Currículo Corretamente

A discussão entre usar currículo pronto ou curriculum vitae demonstra o quanto a comunicação adequada durante o processo de busca de um novo emprego é fundamental.

Além da diferença entre currículo e curriculum vitae, o uso de gírias, de expressões e jargões da área e outros vícios de linguagem podem ser facilitadores ou empecilhos no momento de se apresentar para uma nova vaga.

Erros de ortografia e gramática no currículo são também falhas comuns e que eliminam automaticamente o candidato, dependendo da vaga que você almeja.

Outro detalhe que muitas pessoas esquecem é o tipo de roupas usadas durante a entrevista.

Especialmente para empresas de caráter mais conservador isto pode ser motivo de eliminação, se você comparecer com roupas muito casuais, decotadas ou que geram algum tipo de pré-julgamento, você pode ser prejudicado.

Prefira roupas neutras e que passem comprometimento e seriedade.

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.