Atualmente são abertas todos os dias muitas vagas de emprego, porém ainda maior é o número de pessoas que se candidatam a elas. Como se comportar em uma entrevista de emprego entre dezenas de candidatos e conquistar a tão almejada colocação no mercado de trabalho?

Entrevista de emprego dicas importantes. Para além do currículo, que certamente deve ter uma apresentação impecável, o momento da entrevista de emprego, onde o candidato será avaliado pessoalmente, é o maior diferencial entre você e os seus concorrentes.

Muitas vezes, pessoas com currículos brilhantes não conseguiram a vaga, simplesmente porque não corresponderam às expectativas da empresa durante a entrevista de emprego, dizendo ou fazendo algo que causou uma má impressão.

Como se Comportar em Uma Entrevista de Emprego?

Assim, a seguir, apresentaremos algumas dicas que podem realmente fazer a diferença na hora da entrevista de emprego, veja o que falar em uma entrevista de emprego:

Entrevista de Emprego

Discrição acima de tudo

Este alerta parece meio óbvio, mas ainda tem muita gente que não leva em consideração: é importante saber se vestir de acordo para a entrevista.

Entrevista de emprego é um evento importante que merece capricho no look, mas nada de exageros: vista-se discretamente, o que significa abolir os decotes, saias curtas, bermudas, chinelos, unhas pintadas com cores berrantes, cabelos desleixados e sem corte, etc.

Para as mulheres, o ideal seria ir com os cabelos presos: transmite elegância, cuidado e profissionalismo. Evidentemente que tudo depende do ambiente da empresa: há lugares que permitem maior informalidade no look. Mas mesmo assim, não arrisque demais: lembre-se que a primeira impressão é a que fica.

Mostre interesse pela empresa contratante

Procure saber antecipadamente detalhes sobre a empresa ou agência na qual você irá ser entrevistado, como ramo de atuação, data de início, eventos importantes: demonstra interesse, espírito de equipe e certamente contará pontos a seu favor, destacando-o dos demais concorrentes que não tiveram esse cuidado.

Perguntas para Entrevista de emprego Ouça o entrevistador

Muitas pessoas, no afã de impressionar e mostrar suas qualificações, pontos positivos e experiência, quase não deixam o entrevistador falar: antes mesmo dele terminar a pergunta, já estão falando a resposta.

Procure ser agradável: ouça com atenção, responda concisamente às perguntas para entrevista de emprego, acrescentando aquilo que julga que pode lhe ser favorável, mas sem pressa nem atropelos.

Não queime o filme dos outros

É fora de dúvidas que transmite uma péssima impressão ao entrevistador, candidato que enumera os pontos negativos das outras empresas em que trabalhou; se não tiver nada de bom para falar do seu antigo empregador, não diga nada.

Também não se faça de coitadinho e de injustiçado, transformando o seu antigo empregador em um monstro insensível. Prefira mostrar apenas os pontos positivos, seu objetivo para curriculum, conquistas e trabalhos valorizados em seu emprego anterior.

Entrevista de Emprego

Trabalhando em equipe desde já

Há empresas que fazem dinâmicas de grupo, entre os candidatos à vaga: antes de pensar em sabotar o seu concorrente, lembre-se que você nessa ocasião estará também sendo avaliado quanto à sua capacidade de trabalhar em equipe.

Quem sabota o concorrente na entrevista de emprego, com o intuito de se sobressair, fará isso também durante o expediente, o que ocasiona queda na qualidade e produtividade dos funcionários. Chame a atenção sobre si pelo seu ótimo desempenho, e não tentando simplesmente boicotar os outros.

Se você é estudante de nível superior, tecnológico ou até mesmo já está com o nível superior concluído, uma dica muito boa é anexar ou levar consigo o Currículo Lattes. Muitas empresas avaliam esta atitude do candidato como ponto positivo.

Em muitos casos pessoas são contratadas por grandes empresas, quando o candidato apresentar o seu Currículo Lattes e não o Curriculum Vitae comum exatamente por ser mais objetivo e apresentar mais informações verídicas com referência sobre a vida profissional do candidato.

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.