Quando se fala em curriculum vitae, a maioria das pessoas tem um problema sério, esquecem que o principal motivo de mandar um curriculum não é ser contratado por ele, e sim que ele desperte o interesse do selecionador para convidar o candidato para uma entrevista.Neste caso, um bom curriculum vitae não é o mais completo ou aquele que te represente melhor, e sim aquele que cause uma boa impressão e faça com que os selecionadores convidem para entrevistas. Como fazer isto? Vamos explicar!

Um bom curriculum vitae não tem fórmula.

Esta é a primeira regra a entender, não existem fórmulas mágicas sobre como tornar um curriculum vitae mais interessante.

Existem sim algumas diretrizes que podem aumentar suas chances, já que muitas vezes não é a questão da apresentação, e sim do que é apresentado. Considere também a possibilidade de precisar melhorar suas qualificações para conseguir a vaga que deseja.

Se você já tem as qualificações e a experiências e ainda assim não está recebendo convites para entrevistas, porém, poder ser seu curriculum vitae te sabotando.

Um bom curriculum vitae precisa destas três características principais:

Veracidade: Não mentir no curriculum vitae é fundamental e ainda assim muitas pessoas insistem neste erro primário. Mentir no curriculum é como vender um produto dizendo que ele faz mais do que pode fazer de verdade.

A não ser que você seja plenamente capaz de manter esta mentira de forma perfeita (o que já a desqualificaria como mentira), não minta.

Omissão é um pouco diferente, você não é obrigado a colocar uma experiência profissional onde, por qualquer motivo que fosse, você não saiu de forma amigável e ficaram ressentimentos, mas se acontecer de seu atual contratante descobrir, você pode ter problemas. Lembre-se que o relacionamento profissional é construído sobre uma base de confiança.

Assertividade: Assertividade significa ir direto ao ponto, sem rodeios ou meias palavras. Quanto mais decidido o texto do seu curriculum vitae parecer, melhor. Além do mais, selecionadores lidam com centenas de curriculum vitae por dia e um bom curriculum vitae salta aos olhos destes profissionais, fazendo com que prestem mais atenção no seu potencial

Capacidade de “vender” o candidato: Não é interessante ter um curriculum vitae que tem as duas capacidades anteriores, mas se torna totalmente incapaz de vender o candidato.

Será que você está sendo crítico demais consigo mesmo? Será que não seria o momento para rever aquele seu defeito que você colocou no seu curriculum vitae e pode ser o principal motivo de você ter sido demitido de seu emprego anterior? Apresente um bom objetivo profissional para curriculum e conquiste a vaga de emprego.

A auto-análise das razões pelas quais um bom curriculum vitae não o está levando para boas vagas de emprego é fundamental para que seu retorno ao mercado seja positivo e sua carreira seja uma crescente após este período fora.

Outro detalhe que muitos esquecem é que empresários do mesmo ramo nem sempre são concorrentes, já que com um pouco de conversa e um acordo de cavalheiros, é possível criar um meio termo de mercado onde todos saem ganhando.

Então, criar uma rede de relacionamentos (o chamado networking) é sempre algo muito positivo, pois você ser convidado para vagas das quais nem sabia por indicação de algum ex-chefe ou colega de trabalho que gosta da sua maneira de desenvolver as funções.

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.