Como fazer um bom curriculum vitae? Que o curriculum é uma ferramenta indispensável para se destacar no mercado de trabalho, ninguém tem mais dúvidas.

Com um mercado tão competitivo como o atual, quais são as melhores táticas para tornar seu curriculum vitae ainda mais interessante?

Esqueça velhas fórmulas, o caminho a ser buscado hoje em dia é se destacar.

Especialmente para mercados em que a criatividade é fundamental, como comunicação e design, os arcaicos modelos de curriculum só demonstram falta de dinamismo e inovação, o que condena mesmo o melhor profissional.

É importante também tomar muito cuidado com a linguagem, encher o curriculum de frases que já foram usadas ao extremo, especialmente para preencher qualidades, pode ser considerado “encheção de lingüiça” pelo selecionador.

Como fazer um bom curriculum vitae?
Como fazer um bom curriculum vitae?

Diga a mesma coisa de outras maneiras. Um detalhe que muitas pessoas ignoram é que trabalho voluntário também pode constar em curriculum vitae.

Além de demonstrar engajamento social do candidato, você pode evidenciar suas principais qualidades em uma entrevista ao ser questionado sobre um trabalho voluntário desenvolvido em algum momento da sua vida.

Como fazer um bom curriculum?

Uma dica importante aos mais jovens ao fazer um curriculum: coloque todo o tipo de curso que você já fez relacionado a negócios ou à área de interesse, mas também deixe claro qual seu objetivo ao entrar na empresa.

Considerar suas chances de aprendizado, independente do cargo e salário, além de expressar o desejo de aprender no currículo também pode contar pontos positivos em uma análise.

Se você sente dificuldade em se recolocar no mercado de trabalho, preste atenção no que você anda publicando nas redes sociais.

Cuidado com as Redes Sociais

Cada vez mais as empresas estão preocupadas com a imagem que projetam na internet o que o candidato expressa por meio de seu perfil de Facebook, Twitter e muitos outros, é levado em consideração e, inclusive, usado como critério de exclusão.

Veja aqui mesmo as dicas que damos para você se comportar em uma entrevista de emprego. São dicas para entrevista de emprego que especialistas e recrutadores recomendam para que você se saia bem.

Montagem do curriculum cuidados importantes

Seguindo o mesmo raciocínio, tome muito cuidado ao montar o currículo com foto.  Exceto em mercados muito específicos, pode não valer a pena.

Se for anexar, prefira fotos com perfil mais profissional, mas sem cair no estereótipo de foto de documento, que também não é uma primeira boa impressão ao selecionador.

Acima de tudo, seja sincero ao criar currículo. Não vale a pena omitir defeitos ou restrições simplesmente para ser convidado para uma entrevista ou até contratado para uma vaga que não será interessante para você, esteja atento e elabore um bom objetivo profissional com as dicas que damos aqui.

Antes de começar a fazer currículo, defina bem claramente o tipo de vaga você deseja, e então cite dados e qualidades mais desejáveis para a vaga.

Isto amplia suas chances e te trará somente o tipo de vaga que você deseja. Seguindo estas dicas, você com certeza terá mais destaque na busca do emprego dos seus sonhos.

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.