O que é curriculum vitae documentado? O Curriculum Vitae documentado é um tipo especial de currículo, desenvolvido principalmente por aqueles que terminaram o ensino superior, por ser um requisito ao se iniciar a pós-graduação.

Você deve estar em algum momento deste processo, seja terminando ou começando a graduação na faculdade, certo? Então vamos nos preparar para construir um destes agora mesmo?

Currículo documentado Como Fazer

O Curriculum vitae documentado tem muitas das características de um currículo simples comum, mas, ao contrário de outras propostas, ele deve ser muito mais formal e passar maior seriedade, já que o objetivo são cargos de maior responsabilidade e, obviamente, melhor remuneração.

Este tipo de Curriculum não abre muitas opções de personalização, então, ao fazê-lo, não use fontes muito fora do padrão comum, este é o tipo de documento que preza mais pela forma tradicional do que pela inovação.

Organizando um Curriculum Documentado

Como já foi dito, a principal diferença de um Curriculum vitae documentado e o currículo simples é o fato de que é necessário anexar uma série de documentações relacionadas especialmente a vida acadêmica do candidato.

A graduação na faculdade, cursos, participação em eventos científicos ou do mercado relacionado são certificados através de diplomas, comprovantes de comparecimento, entre outros.

Se você acabou de ingressar no ensino superior ou está fazendo um curso técnico é muito interessante que você confira o modelo curriculo lattes e monte o seu, pois para realizar o TCC com sucesso é importante ter ele, isso fará toda diferença na sua carreira no mercado de trabalho.

Dependendo do objetivo Curriculum documentado, são levados em consideração também a produção de conhecimento do candidato:

  • Publicações em revistas científicas,
  • Artigos,
  • Teses,
  • Participação em livros relacionados à área de conhecimento  ou até em outras áreas, caso existam.
  • Coloque os eventos em ordem decrescente, ou seja, os mais recentes primeiro.

Curriculum vitae documentado como fazer?

É muito importante que todos os diplomas e documentos anexos  estejam na ordem descrita no Curriculum, tornando-o muito mais organizado e facilitando a leitura. Além disso, é fundamental que o curriculum documentado seja encadernado, para facilitar  a manipulação dos  documentos anexos.

  • Aproveite e baixe aqui o modelo de curriculum vitae pronto para preencher e imprimir.

Para finalizar, é sempre importante adequar o vestuário e atitudes em relação a uma entrevista onde um curriculum documentado seja necessário. Prefira roupas mais discretas, evitando decotes ou transparências no caso de mulheres e, se possível, use uma gravata no caso de homens.

Antes da entrevista de emprego, é sempre importante checar as novidades a respeito da sua área de atuação. Daqui estamos nós vibrando para que você conquiste a sua vaga de emprego, usando o nosso modelo de curriculum assim como outras pessoas já fizeram.

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.